terça-feira, 11 de outubro de 2011

No último mês, eu e o Eng. Rafael Allebrandt realizamos um projeto elétrico de uma iluminação pública em Cubatão.

Qual o desafio? Desenvolver um projeto elétrico para iluminação em uma rotatória de aproximadamente 9km, onde a divisão dos circuitos não poderiam ter uma queda de tensão superior permitida pela NBR 5410.

Tínhamos nesta área, circuitos com luminárias em solo, onde conseguimos colocar os cabos diretamente enterrados e também circuitos em viadutos, onde utilizamos eletrodutos escondido na estrutura.

Maiores detalhes, entrem em contato.

Abs

Eng. Thiago Nascimento

domingo, 9 de outubro de 2011




Boa noite amigos

Ja sabem que as lampadas incandescente serão banidas do mercado? Para residencias isso será um ponto importante para os projetos elétricos, pois os pontos de luzes considerados ainda são centrais e com esta lampadas.

O que muda? Bem, para qualquer lugar hoje teremos que fazer não apenas um projeto elétrico com pontos centrais de iluminação, mas devemos alinhar com os clientes novas ideias e conceitos de iluminação.

Nos projetos elétricos, onde consideramos uma potencia por circuitos em torno de 2kW, teremos uma nova divisão, pois esta iluminação consiste em torno de 40% desta potencia ou mais.

Novos conceitos vem vindo e precisamos de uma revisão de nossa NBR5410. A 5413 (iluminação) já esta sendo revisada, logo mais teremos da 5410 presumo.

Bem, para discutir conceitos de iluminação em residencias e os projetos de iluminação estou a disposição.



Abs

Eng. Thiago Nascimento

sábado, 1 de outubro de 2011

Para quem esta fazendo algum projeto residencial com forro de gesso, atente-se ao tamanho das luminárias que irá utilizar, principalmente a medida dos Nichos (Tamanho da area que ficara embutida).

Lembre-se que em projetos luminotécnicos residenciais, o maior conceito usado é o gosto das pessoas. Não existe nenhuma norma para este segmento.

Abraços

Thiago